• "É preciso que uma flor suporte duas ou três larvas para que possa conhecer as borboletas" (Exupéry)

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você." (Mario Quintana)

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
Tradução de Dom Marcos Barbosa
Editora Agir


Como todos sabem, não se trata de um livro atual, pois foi escrito em 1943, porém, em suas páginas podemos encontrar uma coleção de frases que serão atuais durante toda a existência da humanidade. Acabei de lê-lo com meu filhote, que, por sinal, eu chamo de pequeno príncipe.
É um livro profundo, que descreve as aventuras de um garoto, de cabelos dourados, que morava num planeta do tamanho de uma casa, onde existiam três vulcões, dois ativos e um extinto. Havia também uma rosa, uma formosa rosa de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho de sua rosa que perturbou a paz do seu pequeno planeta, o Asteróide B 612. Assim, ele inicia uma aventura através de uma viagem por diversos planetas, inclusive a Terra.

O autor apresenta personagens plenos de grande simbolismo: o rei, o contador, o homem de negócios, a raposa, a rosa, o homem solitário, a serpente, entre outros. O livro nos leva a uma profunda reflexão sobre a maneira como nos tornamos adultos e esquecemos da criança que fomos um dia. 

Frases inesquecíveis:

"As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando." (Exupéry)

"Levei muito tempo para compreender de onde viera. O principezinho, que me fazia milhares de perguntas, não parecia sequer escutar as minhas." (Exupéry)

"As crianaças devem ser muito indulgentes com as pessoas grandes." (Exupéry)

"Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz quando a contempla." (Exupéry)

"É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas." (Exupéry)

"A autoridade repousa sobre a razão." (Exupéry)

"Se consegues julgar-te bem, eis um verdadeiro sábio." (Exupéry)

"Se tu vens às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz." (Exupéry)

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos." (Exupéry)

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." (Exupéry)

Em 2010 eu ganhei um exemplar em miniatura do livro, igualzinho a essa imagem abaixo. Lindo demais!!  Presente de alguém muito especial.
Um grande beijo a todos!
Adriana Leite


5 comentários:

  1. Adriana, esta fantástica obra de Antoine de Saint-Exupéry é um livro para todas as idades. Aliás ele deve ser lido em várias fases da vida. Em cada leitura teremos um entendimento diferente. A nossa percepção sobre o conteúdo pode passar de um conto de fadas, quando lido na infância, a uma peça filosófica se apreciado na maturidade. Como você mesma disse, apesar de já ter quase 69 anos, é uma obra atual.

    É muito bom saber que você fez a leitura desse livro para o seu "pequeno principe", estimulando-o a ser um amante dos livros.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri!!!
    Ainda não li ese livro, mesmo se tratando de um clássico. Pelo jeito estou perdendo.
    bjs

    PS: please!!! tira essas letrinhas de verificacção, é muito chato...

    ResponderExcluir
  3. Querida Adriana, já li e reli "O Pequeno Príncipe" inúmeras vezes e a cada nova leitura encontro novas lições! É um livro de cabeceira... Para vc e toda sua família, principalmente nosso Pequeno Príncipe, um 2012 cheio de realizações e postagens mil em seu blog!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Acredita que eu nunca li "Pequeno Príncipe" Tenho vergonha disso. :( Eu lembro que eu me apaixonei pelo filme, ai eu meu pai comprou o livro para mim com capa dura. É lindo, mas não sei aonde ele está aqui em casa. :( Vou procurá-lo. :) Eu acho a história do Pequeno Príncipe tão linda e essas farses citadas são muito lindas. Amei! :)
    Adorei a resenha e o livro miniatura é tão fofo! :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ooi, onde posso conseguir uma versao em miniatura? estou doida com umaa! obrigada. bjs

    ResponderExcluir