• "É preciso que uma flor suporte duas ou três larvas para que possa conhecer as borboletas" (Exupéry)

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você." (Mario Quintana)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O hábito de ler passa de geração em geração.


Hoje estou sem inspiração para falar sobre livros, apesar de haver vários para fazer comentários, dos muitos que eu li e dos vários que ainda quero ler. Mas, aproveito pra escrever um pouco sobre outra grande paixão, que não são os livros, e sim o meu filhote de sete anos, que se chama José Pedro. Um menino esperto, inteligente, opinioso, insistente, questionador, teimoso e lindo, e não é opinião de mãe coruja, não. Vocês mesmos podem conferir... risos

José Pedro - Brasília
Julho/2010

Pois bem, ele é lindo mesmo e muito amado, apesar de me tirar do sério muitas vezes, mas é que somos muito parecidos, principalmente na teimosia e insistência, e como o ditado bem diz: "dois bicudos não se beijam!"... risos. Desde cedo tentei insentivá-lo ao hábito da leitura, tenho fotos dele, ainda aprendendo a andar, dentro das livrarias, escolhendo livros, ele sempre me viu lendo, todos os dias. Acho que deu certo, ele adora ler. No quarto dele tem duas prateleiras com livros e uma parte do guarda-roupas só com revistas e gibis que ele mesmo escolhe. Faz questão de sempre entrar nas livrarias quando estamos passeando pelos shoppings e quando ele pede um livro que se interessou eu nunca nego, a não ser que seja muuuitooo caro... risos. Ano passado fomos à Brasília pela segunda vez, a primeira nós visitamos todos os monumentos e tiramos fotos da cidade, mas da segunda aproveitamos pra visitar muitas livrarias, passávamos várias horas olhando os livros, descobrindo autores, gravuras e curiosidades.

Nós dois - Brasília
Julho/2010

Quando digo que a leitura é um hábito que se passa de geração em geração, é porque acredito que, quando criança nos espelhamos em nossos pais, eu adquiri essa paixão pelos livros com meus pais. Todos dois sempre gostaram muito de ler, e sempre nos insentivaram à leitura. Quando eu era pequenina, meu pai trazia livros e gibis, lembro que meu primeiro livro "de gente grande" foi Pollyanna, dado pelo meu pai, com uma linda dedicatória que guardo até hoje. A história é linda, depois faço um comentário sobre ele. O Pequeno Príncipe também foi presente do meu pai, mas esse eu demorei a ler, é um livro lindo, mas muito profundo, precisa ter sensibilidade para lê-lo, não é todo mundo que entende a mensagem, mas para mim é o livro mais lindo que já li!!

Concentrados!!

Enfim, minha paixão pela leitura me foi passada pelos meus pais e eu estou tentando passar para o meu filhote, até agora tem dado certo, espero que ele continue sempre assim.
Um grande abraço à todos que acompanham meu blog.

Adriana Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário