• "É preciso que uma flor suporte duas ou três larvas para que possa conhecer as borboletas" (Exupéry)

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você." (Mario Quintana)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O Menino do Pijama Listrado

O Menino do Pijama Listrado - John Boyne
Lançado pelo autor irlandês John Boyne em 2006, é um drama que se passa na Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Traduzido no Brasil em 2007, pela Editora Companhia das Letras.



O livro narra a história de dois garotos vivendo na Alemanha Nazista em plena Segunda Guerra Mundial. Um deles, o filho de um oficial alemão nazista de alta hierarquia, diretamente subordinado a Hitler e o outro, um menino judeu, que vive do outro lado da cerca, que separa os judeus, no Campo de Concentração de Auschwitz. Os dois têm a mesma idade, nove anos, e por coincidência nasceram no mesmo dia. Bruno e Shmuel desenvolvem uma linda amizade e sempre se encontram para conversar, um de cada lado da cerca, e falam sobre suas vidas, suas famílias e de como vivem, revelando a inocência de duas crianças, vivendo dentro do contexto dos horrores do holocausto. O livro, apesar de triste, é lindo e empolgante e nos passa uma mensagem maravilhosa e reveladora sobre uma amizade sincera, inocente e desprovida de interesses.

2 comentários:

  1. O livro nos mostra a pureza e a inocência das crianças, que não têm os preconceitos e as maldades que a vida adulta nos ensina... Mostra também que o mal que fazemos aos outros podem, muitas vezes se voltar contra nós ou quem amamos..

    ResponderExcluir
  2. Não cheguei a ler o livro. Assisti o filme que é muito bom. A história relatada é algo a se refletir muito no que diz respeito às relações humanas. Naturalmente que os livros são melhores que os filmes que eles geram, portanto o livro deve ser fantástico.

    ResponderExcluir