• "É preciso que uma flor suporte duas ou três larvas para que possa conhecer as borboletas" (Exupéry)

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você." (Mario Quintana)

sábado, 5 de novembro de 2011

A Menina que Roubava Livros

"Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler!"

A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak
Um romance do escritor australiano Markus Zusak, publicado em 2005 e traduzido no Brasil pela Editora Intrínseca em 2007.


Trata-se de um livro instigante, com uma história profunda sobre uma menina que passa por experiências com a morte durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha Nazista. Tem como narradora, a própria ceifadora de almas, sim, ela mesma... a morte. Após encontrar com Liesel Meminger por três vezes no período de 1939 a 1943, o que deixa a narradora intrigada, ela resolve contar a trajetória da menina, que rouba o seu primeiro livro de um coveiro no enterro do seu irmão, antes de ser adotada por um casal alemão de classe trabalhista. Durante o tempo que ela mora com os pais de criação ela conhece Max, um judeu que passa a morar escondido no porão da casa, devido uma dívida do pai de criação. Sua trajetória de ladra de livros tem continuidade quando ela vê a oportunidar de fugir das memórias que a perseguem através da leitura, mas há um problema a ser resolvido, ela não sabe ler. Uma leitura maravilhosa, simples e bastante diferente.

Um comentário:

  1. Eu também tive a oportunidade de ler esta linda e emocionante história... Fez-me refletir o quanto é importante a leitura, até para "fugir" de tristezas e sofrimentos, nos dar forças...

    ResponderExcluir